É possível evitar muitas amputações de pênis apenas com água e sabão. Isso porque a falta de higiene é uma das maiores causas de câncer de pênis. Escolhemos o Novembro Azul, mês de amplas discussões acerca do câncer de próstata, para discutir questões relacionadas ao câncer de pênis, que é muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
O que é câncer de pênis?
É um tipo de câncer mais comum em homens acima de 50 anos, considerado raro por muitos manuais de saúde, porém muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A evolução do tumor pode levar à amputação do pênis, trazendo consequências físicas, sexuais e psicológicas para o homem. Ele está associado à má higiene da região genital, infecção pelo HPV e à não remoção do prepúcio – pele que reveste a glande (cabeça do pênis).
Quais os sintomas do câncer de pênis?
O principal sintoma do câncer de pênis é a presença de feridas que não saram. É preciso procurar ajuda médica assim que identificar esse sintoma para evitar a evolução da doença e suas consequências mais graves.
Além de ferida, outros sinais podem identificar a presença da doença: tumor na glande (cabeça do pênis), tumor na pele que cobre a glande, tumor no corpo do pênis, secreção branca, aumento anormal do tecido da glande. Também é possível surgirem nódulos nas virilhas.
Por que a falta de higiene pode causar câncer de pênis?
A limpeza ineficaz do pênis causa o acúmulo de secreção na região da glande, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias que geram uma inflamação crônica. Surgem então as feridinhas por conta da agressão à epiderme do pênis e, se não for diagnosticada e tratada, ela pode se tornar um tumor.
Como prevenir o câncer de pênis?
A prevenção é simples: é necessário fazer a higiene do pênis diariamente com água e sabão, principalmente após relações sexuais e masturbação. É preciso ensinar esses bons hábitos de higiene aos meninos e explicar a sua importância. Fazer a cirurgia de fimose também é outro fator de proteção: a remoção da pele que envolve a glande evita o acúmulo de secreção. Mas homens circuncidados (que realizaram a cirurgia de fimose) ou não reduzem a chances de desenvolver a doença mantendo bons hábitos de higiene.
Existe relação entre o câncer de pênis e relações sexuais?
Praticar relações sexuais seguras evitar o surgimento de várias doenças, inclusive o câncer. Doenças sexualmente transmissíveis como o HPV aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de pênis e outros tipos de câncer. Durante a relação sexual, o contato com a mucosa da pele e região genital e perianal é capaz de infectar o parceiro.
Se você precisa de uma orientação médica, marque sua consulta com o Clínico Geral da PopClini, sua clínica popular em Porto Seguro!