Provavelmente você já ouviu falar em Fibromialgia. No artigo de hoje vamos responder as principais perguntas sobre a doença.
O que é Fibromialgia?
É uma síndrome caracterizada por dor em todo o corpo, principalmente na musculatura. Além de dor, a Fibromialgia causa cansaço, sono não reparador (já acordar se sentindo cansada), alterações na memória, na concentração, depressão, ansiedade e alterações intestinais.
Seu diagnóstico é clínico, ou seja, não há exames que comprovem a sua presença. Ele segue alguns critérios, que são a presença de dor por mais de três meses em todo o corpo e a presença de pontos dolorosos na musculatura (11 pontos, de 18 que estão pré-estabelecidos), sendo esse este segundo alvo de críticas.
Quais são os sintomas?
O principal sintoma da Fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Essas dores são mais comuns no fim do dia e são sentidas “nos ossos”, “na carne” ou ao redor de articulações, deixando o paciente mais sensível ao toque.
É comum a queixa de piora das dores com a queda da temperatura ambiente e estresses emocionais.
A alteração do sono é comum, sendo mais superficial e/ou interrompido, o que causa a sensação de cansaço ao acordar. A má qualidade do sono aumenta a fadiga, a contração muscular e a dor. Alguns pacientes também podem apresentar um quadro depressivo.
Já houve uma extensa discussão sobre essas dores serem reais ou não. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, técnicas de pesquisa que permitem ver o cérebro em funcionamento em tempo real mostraram que pacientes com fibromialgia realmente sentem a dor a que se referem, apesar de não haver lesões no corpo.
Quais são as causas da fibromialgia?
Ainda não existe uma causa definida para a fibromialgia, mas já é possível seguir algumas pistas. Pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor do que outras pessoas.
Isso porque a dor é processada pelo cérebro, mesmo sem que haja alguma lesão no corpo. A dor é como um alarme de incêndio no corpo, no caso de pacientes com Fibromialgia, esse alarme é disparado sem presença de fogo, por isso ele precisa ser “regulado”.
Há relatos de traumas, sejam eles físicos, psicológicos ou mesmo infecções graves desencadeando um quadro de fibromialgia, que normalmente começa com uma dor crônica localizada que progride para o corpo todo.
A síndrome também é mais comum em mulheres e geralmente os sintomas começam a aparecer entre os 30 e os 50 anos.
Existe tratamento para fibromialgia?
O tratamento para fibromialgia é feito com uso de medicamentos e de forma integrativa. Os remédios são utilizados para aliviar as dores, melhorar o sono e controlar o estresse. Já as terapias integrativas também atuam na dor e no estresse, mas visam reduzir as crises emocionais dos pacientes, melhorando sua relação consigo mesmo.
O extrato de Cannabis Medicinal é uma medicação que tem se mostrado uma forte aliada no tratamento da fibromialgia. Entre os benefícios estão a diminuição da quantidade de medicamentos usados no tratamento, alívio de dores, melhora na qualidade do sono e melhor manejo do estresse.
Se você tem sintomas ou diagnóstico de Fibromialgia e precisa de ajuda, agende seu horário com Dr. João Victor Maia, Ortopedista do Leve Consultório, e viva melhor!