O preventivo ginecológico, também chamado de Papanicolaou, colpocitologia oncótica cervical e esfregaço cervicovaginal, é um exame que serve para detectar alterações nas células do colo do útero.
O preventivo é realizado pelo médico ginecologista. No Leve Centro Médico, você pode marcar o seu preventivo ginecológico com Dra. Karoline ou Dr. Pedro. Clique para agendar.
O preventivo ginecológico é um exame, também chamado de Papanicolaou, colpocitologia oncótica cervical e esfregaço cervicovaginal, que serve para detectar alterações nas células do colo do útero.
Quem realiza o preventivo é o médico ginecologista. No Leve Centro Médico, você pode marcar o seu preventivo ginecológico com Dra. Karoline ou Dr. Pedro.
A realização periódica do preventivo é indicada para mulheres adultas, principalmente entre 25 e 59 anos, que têm ou já tiveram vida sexual. O exame é a melhor estratégia para detectar lesões de forma precoce, fazendo o diagnóstico da doença em fase inicial, antes que a mulher apresente sintomas.
Leia mais:
Será que posso usar DIU?
De quanto em quanto tempo é preciso fazer o preventivo?
Inicialmente, é indicado fazer o exame anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.
Preciso me preparar para fazer o preventivo?
Sim. A mulher não deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores ao exame, não deve estar menstruada, deve evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.
O exame dói?
Não. O preventivo é indolor, simples e rápido. O máximo que ele causa é um pequeno desconforto, mas ele diminui se a mulher conseguir relaxar e se o médico realizar o exame com boa técnica e de forma delicada.
Como é feito o exame?
A mulher em posição ginecológica (deitada com as pernas afastadas uma da outra e os pés apoiados em um suporte). Então o ginecologista introduz um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato). O médico faz um exame visual do interior da vagina e do colo do útero, depois provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha. Uma lâmina recebe as células colhidas, que serão analisadas em laboratório especializado em citopatologia.
Para que serve?
Além de possibilitar a detecção precoce do câncer de colo de útero e lesões que possam evoluir para esta doença, o Papanicolaou também identifica infecção pelo HPV e alguma outra infecção que precisa ser tratada.
Leia mais:
Para que serve a pomada ginecológica?
E aí, você está com seu preventivo ginecológico em dia? Aproveita que o Leve Centro Médico está com uma promoção para o mês da mulher: você faz sua consulta e preventivo com um super desconto durante todo o mês de março!