O psiquiatra é o médico especialista em transtornos mentais e que pode tratar a ansiedade, além de todos os transtornos relacionados a ela. Esse profissional, além de ter formação em medicina, realiza residência médica na área de psiquiatria (3 anos de especialização) na área de transtornos mentais.
Quando algum sintoma da ansiedade começa a se manifestar, ficamos apreensivos, em estado de alerta e preparados para fugir. Com isso, algumas reações fisiológicas surgem, como respiração e batimentos cardíacos acelerados, inquietude, irritabilidade e tensão emocional. E até sintomas de desesperança, medo, tristeza e choro podem se fazer presente (não se configurando necessariamente depressão).
Importante salientar que todo ser humano sente esses sintomas de ansiedade em certos momentos da sua vida. Mas quando começa a ocorrer com frequência, tende a prejudicar a vida, criando uma sensação de paralisação. Ou seja, a pessoa não consegue desempenhar suas atividades por conta desse estado emocional. Neste ponto dizemos que a pessoa tem um “transtorno”, sendo necessária ajuda profissional.
Vamos relembrar os sintomas da ansiedade?
Os sintomas da ansiedade atingem diferentes partes do corpo e são divididos em 4 grupos:
- Sintomas físicos: eriçamento de pelos, coração acelerado ou desritmado (taquicardia), aumento da frequência respiratória ou falta de ar, sudorese (suor excessivo), tensão muscular, dor de cabeça.
- Sintomas comportamentais: irritabilidade, impulsividade, agressividade, ritmo de fala acelerado, gesticulações exacerbadas, choro.
- Sintomas cognitivos: problemas de concentração e de memória, excesso de preocupação, dificuldade de tomada de decisão, problemas para dormir ou na qualidade do sono (insônia).
- Sintomas emocionais: sentimento de incapacidade, paralisação, tristeza, nervosismo, pensamento de tragédia iminente.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um dos tipos mais comuns de ansiedade. Nele, os sintomas acima estão presentes quase diariamente, com reações ainda mais exageradas nas chamadas “crises de ansiedade”. Neste momento, a necessidade de ajuda médica é urgente.
Outro tipo muito comum é o Transtorno de Pânico. Onde o paciente apresenta quase sempre de forma súbita, aguda, sintomas que se exteriorizam fisicamente como tremores, taquicardia, sensação de desmaio, tontura, de falta de ar, aperto no peito. Esses sintomas têm duração que podem variar entre 10 a 15 minutos. Normalmente esses episódios de pânico são aterrorizantes.
Outros tipos de Ansiedade são: ansiedade social e as fobias específicas e o TOC (transtorno obsessivo-compulsivo).
Dr. Gustavo Pecolo é médico psiquiatra e trata adultos e crianças em Porto Seguro desde 2020, com atendimentos presenciais e on-line (teleconsulta). Se você se identificou com algum desses sintomas, marque uma consulta. Invista na sua qualidade de vida!