A leptospirose é um perigo oculto das enchentes. Ela é causada por uma bactéria presente na urina dos ratos, por isso pode estar presente na água de alagamentos.
A doença causada pela bactéria Leptospira, que causa dores no corpo (principalmente nas panturrilhas), pele e olhos amarelados, febre e dores de cabeça. Por isso, em locais onde há períodos de grande volume de chuva, com enchentes e alagamentos que ocasionam tragédias e perdas materiais, ainda há mais este perigo: a leptospirose.
O contato direto com a água de alagamentos eleva o risco de contaminação com a doença. Em zonas urbanas, os principais agentes transmissores são os ratos, que eliminam a bactéria Leptospira através da urina.
Como se prevenir?
A melhor forma de prevenção é evitar o contato com a água.
Se não for possível evitar passar por locais alagados, é preciso evitar contato da água com a pele utilizando proteções como botas de borracha ou mesmo sacos plásticos duplos nos pés. A presença de lesões em contato com a água aumenta o risco.
Se o contato com a água for inevitável, é preciso evitar permanecer por muito tempo em contato. Por isso, crianças não devem brincar em água de enchente.
Quais são os sintomas?
- Febre;
- Dores musculares (principalmente na panturrilha);
- Dor de cabeça;
- Calafrios;
- Perda de apetite;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia.
A leptospirose pode ter os primeiros sintomas até 30 dias após o contato com a água, mas normalmente os sintomas se manifestam entre sete e 14 dias após a exposição ao risco.
É preciso procurar um médico nos primeiros sintomas da leptospirose, pois o agravamento da doença pode causar comprometimento renal, hepático e pulmonar e até mesmo levar à morte.
Se você está com sintomas de leptospirose, pode agendar uma consulta na PopClini, sua clínica popular com Porto Seguro, com a Clínica Geral, Dra. Fernanda Figueiredo.