Se volta e meia você pega uma gripe, entenda o que acontece no seu corpo e quando é necessário procurar a ajuda de um médico! O clínico geral da PopClini pode te ajudar a se recuperar dessa doença e evitar maiores complicações!
A gripe é uma infecção no sistema respiratório causada pelo vírus Influenza. De acordo com Ministério da Saúde, existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. As maiores epidemias do vírus são causadas pelos tipos A e B. O tipo A é o responsável pela pandemia de H1N1, a gripe suína, que aconteceu em 2009.
A gripe é uma doença sazonal que costuma aparecer nos meses mais frios do ano. Sua principal complicação é a pneumonia, infecção nos pulmões que pode levar à morte.
Como sei que estou com gripe?
A gripe tem início súbito e apresenta sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor na garganta e dor no corpo, além de coriza e tosse (seca ou com secreção). O sintoma mais importante da gripe é a febre, que dura em torno de três dias. Após o desaparecimento da febre, os sintomas da doença se mantêm em geral de três a cinco dias e sua cura se dá de forma espontânea.
Como a gripe é transmitida?
O vírus Influenza pode ser transmitido por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada. Tossir, espirrar e falar pode expelir estas secreções contaminadas de forma direta para boca, nariz e olhos. Também é possível haver a contaminação de forma indireta, através das mãos ou superfícies contaminadas como copos e talheres.
Como prevenir a gripe?
Para prevenir a gripe, o fundamental é tomar a vacina oferecida de forma gratuita pelo Ministério da Saúde. Outra forma é ficar atento à cuidados com a higiene. O vírus da gripe não tem relação com comer ou beber algo gelado, por exemplo, mas sim com o contato com secreções contaminadas. Para evitar, é preciso lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; evitar tocar olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; manter ambientes arejados, com portas e janelas abertas sempre que possível.
Quando procurar um médico por causa de uma gripe?
Na maioria dos casos a gripe tem cura espontânea, por isso quando a doença se estender por mais de oito dias, o ideal é procurar a ajuda de um médico. Esse atendimento pode ser antecipado quando os sintomas respiratórios forem muito fortes: a gripe pode apresentar complicações como pneumonia e falta de ar, um quadro chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Alguns grupos de pessoas são mais vulneráveis ao vírus, são elas: pessoas acima de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes, puérperas e portadores de doenças crônicas. Nestes casos, é recomendável procurar ajuda médica assim que surgirem os primeiros sintomas.
Bônus: conheça os grupos de risco para as complicações da gripe
- Gestantes;
- Puérperas (até duas semanas após o parto);
- Crianças menores de 5 anos;
- Adultos acima de 60 anos;
- Pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, metabólicas, hematológicas, cardiovasculares, nefrológicas e hepatológicas;
- Transtornos neurológicos e do desenvolvimento;
- Pessoas com imunossupressão;
- Obesos;
- Pessoas com tuberculose.
Atenção: se você faz parte de algum desses grupos ou conhece alguém que faz parte deles e está com sintomas de gripe, procure um médico imediatamente.
E aí, ainda tem alguma dúvida sobre gripe? Está procurando um médico para fazer seus exames? Agende já sua consulta na PopClini, a sua clínica popular em Porto Seguro!