No verão, os casos de crianças com dor de barriga ficam ainda mais comuns, mas você sabe por quê?
Provavelmente você já ouviu falar nas famosas viroses de verão. A mais comum delas é causada pelo rotavírus. A infecção causada pelo rotavírus causa uma inflamação no trato digestivo, a gastroenterite viral.
Mais frequente no verão, a gastroenterite é a principal causa de diarreia grave em crianças e dura entre 2 e 14 dias. Além de diarreia, a gastroenterite também pode causar enjoos, vômito, dores abdominais e febre. É comum as fezes ficarem líquidas ou amolecidas, em maior quantidade e com maior frequência de idas ao banheiro.
Como se prevenir da dor de barriga no verão?
A contaminação do rotavírus é feita através do contato com o vírus eliminado nas fezes de outra pessoa. A contaminação pode acontecer através das mãos, os alimentos, a água ou do ar. Por ser altamente contagiosa, é importante tomar cuidados de higiene pessoal e com alimentos: como lavar sempre as mãos, principalmente antes de comer, e consumir alimentos limpos e de boa procedência.
Como tratar a gastroenterite viral?
O tratamento desta infecção, geralmente, é somente o controle dos sintomas e prevenção da desidratação. Podem ser utilizados remédios para controle de dores, febre e vômito.
Para prevenir a desidratação, são indicados soros que variam de acordo com a gravidade do caso. Remédios para parar a diarreia podem causar problemas mais graves.
Será que seu filho está com verme?
Verão: 7 cuidados para ter com a saúde
Quando uma criança apresenta diarreia, ela pode ter desidratação grave. O quadro de desidratação grave pode causar sérias consequências quando não há reposição rápida dos líquidos. Por isso, se uma criança tiver diarreia, procure imediatamente um pediatra para indicar o tratamento mais adequado.
No Leve Centro Médico, você pode agendar uma consulta com a Pediatra, Dra. Elke Miranda.